Cilindro de Dióxido de Carbono (CO2)

Número de risco: 20
Número da ONU: 1013
Classe ou Subclasse de risco: 2.2
Descrição da classe ou subclasse de risco: GASES NÃO-INFLAMÁVEIS, NÃO TÓXICOS.
Grupo de embalagem: NA

Aspecto: Gás asfixiante, incolor e inodoro. É um gás levemente ácido e é sentido por alguns pelo fato de ter um odor levemente pungente e gosto forte. Caso a pressão seja subitamente aliviada, o gás se resfria rapidamente à medida que expande e sublima, formando gelo seco a -109.3ºF  (-78.5ºC).

EPI: de uso exclusivo da equipe de atendimento a emergência: Óculos de proteção, luvas de couro, avental e botas. Em caso de emergência: Equipamento de respiração autônoma e roupas apropriadas contra incêndio. O EPI do motorista está especificado na ABNT NBR 9735.

RISCOS

Fogo: Dióxido de Carbono é um gás não inflamável, liquefeito, envasado em cilindros sob a sua própria pressão de vapor de 838 psig a 21,1º (70ºF). Não queima e nem alimenta a chama. Dificulta qualquer processo de incêndio, podendo até extingui-lo. Os cilindros podem ventilar rapidamente ou explodir. Sob exposição ao calor intenso ou chama, o cilindro liberará seu conteúdo rapidamente ou sofrerá uma ruptura. A maioria dos cilindros é projetada para liberar seus conteúdos quando expostos a temperaturas elevadas. Pode haver formação de pressão em contêiner devido ao aquecimento e pode ocorrer ruptura se o equipamento de alívio de pressão falhar.

Saúde: Inalação: Dióxido de Carbono é um asfixiante. Concentrações de 10% ou mais podem causar inconsciência ou morte. Olhos: Contato com líquido ou vapor frio pode causar congelamento do tecido. Pele: Contato com líquido ou vapor frio pode causar congelamento.

Meio Ambiente: Não se espera nenhum efeito ecológico. O dióxido de carbono não libera nenhuma substância Classe I ou Classe II (40 CFR Parte 82) que afete a camada de ozônio. O dióxido de carbono não está listado como poluente marinho pelo DOT (49 CFR Parte 171). Dilui no ar atmosférico. O vapor do gás é mais pesado que o ar e se espalha pelo solo. Solubilidade em água: ligeiramente solúvel.

EM CASO DE ACIDENTE

Vazamento: Isole a área e afaste os curiosos. Aumentar a ventilação para liberar a área e monitorar o nível de oxigênio. Usar Equipamento de Proteção Respiratória Autônoma (EPR). Caso o vazamento seja proveniente do cilindro ou de sua válvula, ligar para o telefone de emergência da Air Products. Se o vazamento for no sistema do usuário, fechar a válvula de cilindro e liberar pressão antes de iniciar reparos.

Fogo: Agentes extintores: Dióxido de Carbono não é inflamável e não mantém a combustão. Dióxido de carbono é um agente extintor para fogos Classe B e C. Usar meio de extinção adequado a área ao redor do fogo. Instruções especiais para combate ao fogo: Evacuar a área de perigo. Se possível, remover os cilindros de dióxido de carbono da área do fogo ou resfria-los com água. Bombeiros devem usar equipamento de respiração autônoma e roupas apropriadas de combate ao fogo.

Poluição: O gás será dissipado rapidamente em áreas bem-ventiladas. Avisar a Defesa Civil, fone 199 – ligação gratuita.

Envolvimento de Pessoas: Inalação: Pessoas que estejam com falta de oxigênio devem ser removidas para o ar livre. Se a vítima não estiver respirando, administrar respiração artificial. Se a respiração estiver difícil, administrar oxigênio. Obter ajuda médica imediatamente. Olhos: O contato com o líquido ou vapor frio pode causar congelamento do tecido. Enxaguar os olhos levemente com água morna. Obter ajuda médica imediatamente. Pele: O contato com o líquido ou vapor frio pode causar congelamento. Imediatamente aquecer as áreas afetadas com água morna para não exceder 42ºC.

Informações ao Médico: Relatar o atingimento por alta pressão. Uma maior oxigenação pode interromper os sintomas da asfixia. Uma superexposição pode aumentar a respiração e acelerar o coração, possivelmente, resultando em insuficiência circulatória que pode conduzir a coma e morte. Manter a vítima sob observação, até que os sintomas desapareçam.

CARACTERÍSTICAS

Cor do Cilindro: Prata

Principais Aplicações: Usado no processo MIG MAG e suas diversas misturas

Principais Setores: Largamente aplicado em vários processos industriais e medicinais

Principais Cuidados: Manter em local ventilado, não expor ao calor; evitar choques nos cilindros

Cilindros: 04, 06, 09, 20, 25 Kg.

Categoria: Gases

voltar para Gases

|||||image-wrap|news b01 bsd|b01 bsd|b01 c05 bsd|news login b01 bsd|b01 bsd|b01 bsd|content-inner||